fbpx

A clássica Cabernet Sauvignon

 

Em tempos de pandemia, uma boa taça de vinho tem sido a companhia constante de muitos enófilos. Contudo, é difícil deixar de mencionar a mais nobre de todas as castas tintas: Cabernet Sauvignon.  Esta casta é sem dúvida uma das mais aclamadas e queridas do país, graças a sua fácil em adaptação em diferentes solos e terroirs, inclusive no Chile, onde a sua produção tem enorme destaque e maior número de produção em volume. Falo em Chile, porque ele é ainda o país de maior consumo no nosso país.

A clássica uva de Bordeaux fez exemplares em todo o mundo e,  além de brilhar solo , faz excelentes blends com outras castas como a Merlot e a Cabernet Franc.  A uva é também considerada uma grande parceira na harmonização com pratos, entre eles carne vermelha, como um Cabernet mais envelhecido com carne malpassada e os mais jovens com vinhos com carnes cozidas/ até mesmo cozidos simples.

Prefira também um Cabernet com ingredientes grelhados, pelo simples fato de que grelhar adiciona o componente amargo ao ingrediente e se equilibra com os taninos desta casta. Tente também com pratos que  levam manteiga ou creme de leite: a gordura costuma formar uma película que cobre toda a boca e se equilibra bem com o vinho. Combinar com elementos terrosos ou herbais , especialmente aqueles que contam com esses aromas, como é o caso de alguns provenientes da Nova Zelândia, pode ser bárbaro.

Experimente ousar e harmonizar!

compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 1 =

0
    0
    Your Cart
    Your cart is emptyReturn to Shop
    ×