fbpx
vinhos fortificados vinho do porto vinhoclic

A elegância dos fortificados

Com a chegada do outono, nada melhor do que apreciar um vinho fortificado

Os vinhos fortificados são assim denominados por conta da adição de álcool ou aguardente vínica adicionados durante o processo de fermentação. Esses vinhos têm muito corpo e podem ser reconhecidos como o Vinho do Porto, da região do Douro, em Portugal, por exemplo.

Por lá, a produção se mantém restrita e preserva sua fama desde o século XVIII, quando os ingleses decidiram investir nesse tipo de vinho no país. Atualmente, os vinhos do Porto contam com diferentes categorias – e são amplamente conhecidos como vinhos para aperitivos.

Nessa linha, temos também o igualmente fortificado jerez produzido na Espanha, nas regiões de Jerez de la Frontera, Sanlúcar de Barrameda e Puerto de Santa Maria, extremo sul do país.

Focos de harmonização

Os fortificados não combinam com sobremesas à base de frutas tropicais ou cítricas. A única exceção é o vinho madeira, que muitas vezes apresenta aromas de limão. Neste caso, vale a combinação.

Os fortificados, especialmente do Porto, podem fazer uma boa combinação com chocolates ou sobremesa à base de chocolates, café e caramelo.

Quer saber mais sobre os vinhos fortificados e suas harmonizações? Entre em contato com o sommelier que aparece na tela de apresentação do site!

compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 5 =

0
    0
    Your Cart
    Your cart is emptyReturn to Shop
    ×