Um pouquinho da Borgonha para quem ama de paixão esse terroir encantador que fica no coração da França…
A Borgonha é uma região francesa amplamente conhecida por produzir vinhos de altíssima qualidade e que deu fama à uva Pinot Noir e Chardonnay, às quais reinam em absoluto na região cruzando oceanos para provarem o quão são especiais.
Seus vinhedos são históricos e foram construídos na Idade Média por monges e duques da Borgonha. Apesar de ser uma região notavelmente pequena, ainda assim oferece o maior número denominações de origem que vão de Chablis a Mâconnais, através da Côte de Nuits, da Côte de Beaune e da Côte Chalonnaise.
Seu terroir ganha à expressão climat. Cada “climat” é uma parcela de vinha que tem seu próprio nome, sua história e seu local na hierarquia dos “Crus” da Borgonha, nome dado à classificação dos seus vinhos. Você vai notar também que na Borgonha alguns vinhos deverão exibir o “Clos”, que significa que ali os vinhedos são murados.
Isso mesmo, ainda na Idade Média os monges que se instalavam na região começaram a desvendar quais eram as parcelas de terra que produziam os melhores vinhos. Para delimitar alguns, começaram a erguer muros de pedras e, assim, surgiram os “Clos” batizados por eles e que persistem ainda hoje.
A Borgonha faz parte de um contexto histórico muito significativo na história da França, abrigou reinados e consagrou-se num lugar sagrado na produção de vinhos.
Dica de compra:
Aprecie nosso Beaune 1ER Cru Pertuizots 1999, um vinho de excelência, que encanta em seus aromas e persiste com grandiosidade e delicadeza no paladar.