fbpx

A festa dos espumantes

A bebida mais festiva que não pode faltar nesta virada

O champagne ou espumante são produtos essenciais para a virada do ano novo. A bebida que é sinônimo de festa e conquista , pode ser representada com diferentes estilos, como Brut, Demi-Sec, Nature, etc, o que vale entender é que essas classificações diz respeito a quantidade de açúcar na bebida como também das variedades de uvas. O espumante Nature por exemplo, tem a menor quantidade de açúcar, enquanto o Demi-Sec já tem uma quantidade superior. E, além do champagne termo reservado para a produção da bebida na região que leva o seu nome na França, temos também a cava espanhola e o prosecco italiano, por exemplo.

A cava espanhola são espumantes de alta qualidade, sendo que os melhores provém da região do Penédes, na Catalunha, o processo de produção desse vinho é o tradicional, o mesmo que o champagne. Já a Itália apresenta uma boa variedade de espumantes, como a concentração da indústria de espumante na belíssima região noroeste do Piemonte, aos redores da cidade de Asti. O Asti Spumante é produzido á base da uva Muscat, um espumante doce por conta da própria uva que oferece bastante doçura, sendo também rico em aromas cítricos e florais, esse espumante ao contrário do cava já é produzido sob o método charmat, o qual não passa pela segunda fermentação em garrafa. Na mesma Itália, encontramos ainda o prosseco, também produzido pelo charmat e feito com a uva que leva seu mesmo nome

Comida e espumante

Na combinação de vinhos espumantes com comida o que prevalece são os estilos dos espumantes, um bom exemplo são os espumantes blanc de blanc ou seja, são produzidos exclusivamente com uvas brancas chardonnay, cuja leveza e frescor formam par perfeito no acompanhamento de ostras, por exemplo. Já os espumantes mais doces, como é o caso do moscatel são ótimos parceiros com sobremesa.

Em geral, os espumantes são chamados de coringas, pois podem harmonizar com diversos estilos de comidas, desde que respeitamos seu nível de doçura. Os espumantes Brut em questão combinam até mesmo com feijoada, com isso, tudo é uma questão de se apoiar sempre na textura e no estilo de cada espumante.

A Vinho Clic, deseja a todos um Ano Novo repleto de saúde, paz e muitos brindes!!

compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − cinco =

0
    0
    Your Cart
    Your cart is emptyReturn to Shop
    ×