Início Massas Lasanha Molhos Branco e Vermelho
Lasanha Molhos Branco e Vermelho Imprimir E-mail


Um dos primeiros textos publicados pela VinhoClic falava sobre dicas de harmonização; um texto bem simples, elaborado para ajudá-los a escolher o vinho melhor  acompanha  a  sua refeição. Caso não lembre,  clique aqui).


Agora, resolvemos ajudá-lo ainda mais na escolha do vinho. Geralmente quando se fala em harmonizar, você provalemente se deparar  com dicas como: “Se sua receita tiver um sabor delicado, sirva uma vinho delicado”. Mas, o  que é um vinho delicado? Não iremos explicar com teorias. Acompanhe esta receita e  entenda qual o vinho deve acompanhá-la e porquê! Assim, com a prática, você poderá entender melhor as os motivos das combinações.


Para iniciar o tema, vamos começar com um prato para ser servido no domingo, durante o almoço com a família ou amigos: Lasanha com molhos vermelho e branco para 6 pessoas.


 

Ingredientes

500g massa para lasanha

500g de carne moída (prefira Patinho)

500g de mozarela fatiada

500g de presunto

2 pacotes de queijo ralado

2 caixinhas de creme de leite (200g cada)

1 lata de molho pomarola tradicional

4 colheres de sopa de  extrato de tomate

Noz moscada

1 cenoura

2 copos de leite

1 copo de vinho branco

1 cebola

2 cabeças de alho

4 colheres de sopa de amido de milho

2 colheres de sopa de manteiga

Sal a gosto



Preparação

Comece preparando o molho à bolonhesa. Pique cebola e alho, coloque na panela com um pouco de azeite e refogue por 5 minutos. Acrescente a carne e deixe por mais 5 minutos refogando. Junte uma xícara de vinho branco. Depois que o vinho evaporou, coloque o leite e fique mexendo por mais 5 minutos. Chegou a vez de acrescentar o molho pomarola, a cenoura picada, o extrato de tomate e o sal a gosto.  Abaixe o fogo e deixe cozinhando.


Enquanto o molho vermelho cozinha, inicie a preparação do molho branco. Comece derretendo a manteiga,  adicione  o amido de milho,  o eite, o e creme de leite, a noz moscada a gosto. A dica é mexer bastante até o leite engrossar e depois colocar o creme de leite. Mexer  e reservar. Tome cuidado para  não deixar ferver.


Monte a lasanha. Em uma travessa comece colocando um pouco do molho vermelho, depois uma camada de massa, molho branco, presunto, camada de massa, molho vermelho, mussarela, camada de massa molho branco, presunto, camada de massa, resto do molho vermelho, molho branco, mussarela e queijo ralado.


Antes de levá-la ao forno, coloque queijo ralado a gosto e cubra com papel alumínio. Coloque no forno pré-aquecido a 280° C  e deixe por  15 minutos.


Muito bem, agora vamos escolher o vinho. Antes vamos entender os sabores do prato que você irá servir. Podemos dizer que a lasanha tem um sabor balanceado, o molho branco combate a acidez do molho vermelho, a carne dá peso no paladar, o presunto e o queijo trazem o sal para o prato. O vinho tem que ser um tinto de corpo médio, só com um pouco de acidez, taninos leves, frutado, pouca madeira.



Para harmonizar sugerimos os vinhos:

Batasiolo Dolcetto D´Alba Arsigà

Chianti_DOC_Castaldo

Dogajolo_Rosso

 

 

 
 

Atualidades