Início Regiões Piemonte – da unificação italiana à transformação da uva Nebiolo
Piemonte – da unificação italiana à transformação da uva Nebiolo Imprimir E-mail

 

Faz tempo que a Itália das Cidades Estados deixou de existir, o poder foi unificado e as fronteiras físicas se dissiparam. Graças a Victor Emanuel II, a Itália é uma nação única. E graças a ele é que podemos desfrutar da uva que gerou um dos melhores vinhos da Itália.

 

Victor Emanuel II, rei do Piemonte e da Sardenha foi quem conduziu as diversas batalhas que pouco a pouco integraram os diversos reinos.

 

Mas no mundo do vinho não será de todo errado dizer que os domínios ainda estão bem divididos e até em menores áreas do que estavam distribuídas as terras naquela época. Para nós, apreciadores, que fique assim.

 

Foi também no reinado dele que ocorreu  a transformação da uva Nebiolo (uma uva que produzia uns poucos vinhos doces e de pouca expressão) na principal da região e que hoje produz o Barolo: o Rei dos Vinhos, o Vinho dos Reis.

 

A VinhoClic escolheu três representantes da região do  Piemonte para você conhecer um pouco mais sobre estes domínios:  além do Barolo, você terá também a opotunidade de degustar o Barbaresco e o Dolcetto d´Alba Arsigà

 

 

Conheça um pouco mais sobre os mais autênticos guardiães deste “Terroir Estado, acessando a Confraria Virtual e conheça a seleção que a  VinhoClic preparou para que você.

 

 

 
 

Atualidades