Início Regiões III Curso Vinhos da Borgonha
III Curso Vinhos da Borgonha Imprimir E-mail
VinhoClic e Enoteca Saint Vinsaint organizam o III Curso Vinhos da Bourgogne

Magníficos rótulos da Bourgogne foram apresentados por Jean Claude Cara

 

De forma simples, porém com a devida profundidade, Jean Claude Cara apresentou a história, a origem da vitivinicultura da região, as características do clima e do relevo que proporcionaram as condições ideias para a produção do melhor vinho do mundo e todos os seus terroirs e climats que formam o mosaico da Bourgogne.

 

A 3ª edição do curso “Vinhos da Bourgougne”, que aconteceu no último dia 30 de novembro, na Enoteca Saint Vinsaint, em São Paulo, foi liderado por Jean Claude, organizado pela VinhoClic e realizado pela Elephant Rouge, com o apoio da Enoteca Saint Vinsaint.

 

A aula de Jean Claude, que é consultor em vinhos, Chef de Cozinha e sócio-proprietário no Château de Villars Fontaine, além de responsável pela relação Brésil-Bourgogne, despertou o desejo em todos de conhecer ao vivo a região.

 

Para começar, Jean Claude escolheu um Chablis Premier Cru Fourchame Chateau de Maligny 2006 AOC, muito típico, branco dourado, com aromas de flores e frutas cítricas e na boca, mineralidade e notas de pêssego.

 

Na sequência, os participantes degustaram um Meursault Aegerter AOC Reserve Personelle 2010 AOC, um village branco palha com reflexos esverdeados, aroma fresco e leve, na boca boa mineralidade e textura.

 

Para mostrar os tintos, Jean Claude começou com um Pommard Michel Arcelain 2008, novamente um village. De cor tinto-grená, nariz agradável com aromas de frutas vermelhas e na boca, médio corpo e taninos presentes.

 

O auge da noite foi com os vinhos do Chateau Villars Fontaine, uma vinícola dedicada à produção de vinhos “não tecnológicos”, de forma tradicional e deixando a natureza fazer o que faz melhor, sem interferências excessivas, escolhidos para acompanhar um delicioso Boeuf Borguignon oferecido pela Enoteca Saint Vinsaint e Lis Cereja.

O Chateau Villars Fontaine Les Genévirères 2002 abriu o jantar. Seus 10 anos de existência fizeram muito bem a este vinho. A cor grená, com reflexos violáceos, revela sua juventude madura. No nariz mostram-se aromas de frutas vermelhas e pretas e especiarias; o tempo na taça traz aromas como bosque. Na boca, madeira muito bem integrada com taninos ainda bem presentes.

 

O Gamay Du Futur 2003 veio a seguir, com toda a surpreendente potência de um vinho da uva Gamay. A fermentação prolongada, os quatro anos em barril de carvalho e anos na garrafa fizeram este vinho potente, encorpado, complexo, redondo.

 

Para o final, Jean Claude deixou o melhor da noite: O Chateau Villars Fontaine Les Jiromées 2007, um chardonnay de altíssima gama. Amarelo brilhante dourado, aromas de frutas brancas maduras, amanteigado, mel, brioche. Na boca, muito charme, bem integrado com a madeira, profundo.

A noite continuou com uma boa conversa no aconchegante ambiente da Enoteca Saint Vinsaint. Os participantes puderam trocar experiências e aproveitar da companhia e do conhecimento de Jean Claude.

 

Para Jean Claude “foi maravilhoso trocar experiências sobre esse assunto maravilhoso que é a Bourgogne. Espero um dia uma visita de todos para aprendermos in loco degustando grandes vinhos.”.

Os participantes também fizeram comentários sobre o curso.

 

Carlos Eduardo Oliveira ressaltou o benefício da tecnologia em trazer as amizades do mundo virtual para o real: “Foi o que aconteceu no curso sobre vinhos da Borgonha ministrado pelo Jean Claude Cara e organizado pela VinhoClic na Enoteca Saint Vinsaint: noite memorável e vinhos incríveis.”.

 

Já Alexandre Furniel se surpreendeu com os mistérios da Borgonha: “Iniciativas como esta colaboram para que os maravilhosos vinhos desta região se tornem mais próximos e possamos desfrutar mais e melhores vinhos!"

 

Também a Mara Beira disse ter conhecido “um pouquinho da verdadeira Bourgogne.”

 

Ela e também a Lenisa Tonini, Augusto Bernardo, Francisco Limonta e Oneida  Moreira Siketo parabenizaram o Jean pelo curso.

 

A VinhoClic já está planejando as suas atividades para 2013 que serão divulgadas oportunamente.

 

Fotos cedidas por Jane Prado (http://chateaudejane.blogspot.com.br/)

 

 
 

Atualidades