Nosso vinho de junho é um Syrah mediterrânico! Nem todo mundo sabe, mas o nome Syrah faz alusão à cidade de Shiraz, na antiga Pérsia. A origem desta casta possui várias histórias e hipóteses, do refúgio de cruzados à migrantes gregos. O que mais importa: a Sicília foi extremamente generosa com essa uva, graças a seu forte clima mediterrâneo – e um dos melhores representantes dessa estirpe é o Mandorla Syrah Sicilia: frutas vermelhas e especiarias, taninos macios, notas tostadas, com muito equilíbrio.
Os Syrah possuem notas que variam entre mirtilos, amoras, violetas, azeitonas pretas e especiarias picantes, aspectos que evoluem com o tempo e, assim, são associados a couro e trufas, é preciso levar em conta sua forte personalidade. São vinhos de bom corpo, potentes e muito saborosos.
Na Itália e França, por exemplo, os frutos da Syrah trazem mais acidez, notas terrosas e herbáceas; já na Austrália, EUA, Chile e Argentina, a fruta possui notas florais e de especiarias.
O Mandorla Syrah Sicilia é elaborado com uvas rigorosamente selecionadas, que floresceram sob o sol siciliano, essa obra de arte, por si, traduz a magia italiana a partir do aroma até o último gole.
Tipo: tinto
Safra: 2014
Região: Sicília
Teor alcoólico: 13% vol
Harmonização: Pastas ao funghi, queijos maturados, carnes vermelhas, ensopados, cogumelos e massas.
Uvas (castas): Syrah
País: Itália
Visão: vermelho violáceo intenso.
Olfato: aromas de frutas negras, notas de violeta e groselha, enriquecidas por notas de alcaçuz e pimenta preta.
Paladar: na boca apresenta boa textura, médio corpo, taninos macios, meio de boca muito rico, notas tostadas e um final levemente apimentado e boa persistência no paladar.
Temperatura de Serviço: 16 – 18°C