fbpx
vinhoclic vinhos brancos 8373

O frescor e a delicadeza dos vinhos brancos

Os vinhos brancos são refrescantes, perfumados, florais e frutados – e essas são apenas algumas das suas características. Muito procurados no verão, os mais conhecidos em terras brasileiras são provenientes das uvas Chardonnay e Sauvignon Blanc, mas há outras uvas que já caíram na graça dos apreciadores. Como a Riesling, por exemplo.

A Sauvignon Blanc é uma uva que produz vinhos bastante frutados, florais e herbáceos, aspectos que podem explicar seu sucesso. Já a Chardonnay é a que talvez tenha a maior expressividade no Brasil: extremamente aromática e com notas de frutas brancas predominantes, seu paladar possui certa doçura. Além disso, os vinhos provenientes dessa uva são para todos os gostos e bolsos, desde os simples para o cotidiano até aqueles que são altamente expressivos e sofisticados como alguns rótulos dos Grands Crus da Borgonha.

Você pode encontrar a uva Chardonnay, como tantas outras de estilos diferentes, conforme a região de produção. Por exemplo, no Chile e na Argentina os vinhos de estilo mais comum costumam ser mais amadeirados. Já na França, na região da Borgonha, tendem a ser mais leves e cítricos.  Outra curiosidade: os espumantes Blanc de Blancs são elaborados exclusivamente com a uva Chardonnay, ou seja, o termo se refere aos vinhos produzidos exclusivamente por meio de uvas brancas.

Dica para servir um vinho Chardonnay

Sirva um Chardonnay estruturado e cremoso a uma temperatura um pouco mais elevada (13°C). Com essa temperatura de serviço, a bebida libera mais aromas na taça e fica mais densa.

Experimente!

compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + dois =

0
    0
    Your Cart
    Your cart is emptyReturn to Shop
    ×