fbpx
clos des escarracoles baron dalba espanha castello vinhoclic

O vinho do mês: a preciosidade, Clos d’Esgarracordes

clos des escarracordes bodega baron d alba castello
Foto: Divulgação

Elegemos neste mês um vinho espanhol de uma região muito pouco conhecida ainda. Castelló, entre a Cataluña e Valencia, não foi alçada ainda à Denominação de Origem Controlada (DOC). Em 2000, agricultores e o Ministério da Agricultura da Espanha criaram a Indicação geográfica “Vins de la Terra de Castelló”. Mais recentemente, tornou-se IGP(indicação Geográfica Protegida) Castelló,um degrau anterior à DOC. Hoje ainda são apenas 13 vinícolas certificadas com o selo IGP Castelló.

A Bodega Baron D’Alba elabora o Clos d’Esgarracordes com as cepas Cabernet Sauvignon, Merlot, Tempranillo y Syrah. O vinho estagia por 17 meses em barricas de carvalho francês e americano, sendo engarrafado sem filtração prévia. Assim, é recomendável uma decantação.

O vinho apresenta uma coloração intensa bordô e aromas de frutas negras maduras. Na boca é aveludado, macio e de boa persistência. É um vinho de acidez equilibrada e taninos macios. Uma bela opção já envelhecida para harmonizar com carnes vermelhas, grelhados e queijos.

Clos d’Esgarracordes é um blend da Bodega Baron d’Alba da IGT Castelló

Baron D’Alba é uma vinícola muito jovem e moderna. Iniciou sua produção de vinhos em 2001. Seus vinhedos abrigam as variedades Macabeo, Cabernet Sauvignon, Garnacha, Merlot, Monastrell, Syrah e Tempranillo.

Um terroir típico de uvas concentradas e saborosas. Trata-se de um clima sob influencia moderada do mediterrânico – a vinícola está a poucos quilômetros do Mar Mediterrâneo, mas protegida por montanhas – e um solo argiloso, rico em calcário e pedregoso – características similares às associadas a áreas de vinhos de renome.

compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 1 =

0
    0
    Your Cart
    Your cart is emptyReturn to Shop
    ×