fbpx

Queijo e vinho

Parceiros para a vida toda é impossível não pensar em queijos e vinhos nas estações mais frias do ano

 

 

O queijo e o vinho são muito aclamados, principalmente na Europa onde o consumo é ainda maior que no Brasil. Entretanto, com o crescimento do consumo nos últimos anos a tradição de harmonizar queijos e vinhos cresceu bastante. Na verdade um bom tinto e um branco amadeirado são boas promessas de uma harmonização de sucesso. Sem esquecer, dos vinhos doces de sobremesa que são excelentes acompanhantes para os queijos de sabor intenso e forte, uma vez que esses vinhos apresentam alto teor de gordura e acidez, diferente dos tintos que costumam sofrer com a acidez e o sal.

Na França, costumamos harmonizar os vinhos do Vale do Loire, em Sancerre, da uva Sauvignon Blanc, que são extremamente ácidos e com aromas minerais com queijos de cabra da produção local.  Já na Itália é muito famosa a harmonização do Chianti com o queijo pecorino.

Em Portugal podemos arriscar uma harmonização de queijos da serra da Estrela com o vinho do Porto, fica fantástico.

No Brasil, podemos harmonizar o queijo minas, por exemplo, com um tinto leve, já o queijo gorgonzola, a pedida é um vinho de sobremesa. O importante é sempre avaliar a textura da harmonização, como queijos brancos e leves tintos leves, de médio corpo o mesmo se dá para o vinho.

 

Aproveite o outono e garanta já seu vinho num clic com a gente

Boa degustação!

compartilhar:
0
    0
    Your Cart
    Your cart is emptyReturn to Shop
    ×