fbpx

Sauvignon Blanc e suas principais características

A exuberante Sauvignon Blanc e seus aromas e sabores

A Sauvignon Blanc é uma das castas brancas mais conhecidas mundialmente, depois da chardonnay. O consumo dos vinhos produzidos por ela tem crescido constantemente graças a sua versatilidade na harmonização com a comida e a fama de exemplares conquistados na Nova Zelândia, que faz com que essa casta seja motivo de curiosidade e introdução em outros países, pelo menos.

Esta casta produz brancos perfumados e para mim seu ponto forte é a mineralidade e refrescância. A acidez acentuada é uma das vantagens desta uva, casando com pratos que tenham o mesmo perfil. Seus aromas são intensos e, nos remete frutas tropicais e maracujá . Outra características são seus sabores frutados e intensos.

Esta casta pode brilhar sozinha ou acompanhada. Na França, por exemplo, ela faz excelentes blends com a Sémillon e, se dá melhor em zonas mais frias, que favorecem a maturação lenta e elevada acidez. Uma curiosidade: na Califórnia é chamada também de fumé blanc.

Além da Nova Zelândia, seus exemplares têm ganhado notoriedade em países como a África do Sul e Chile, este segundo já é considerado um dos maiores produtores mundiais da variedade.

Dicas de harmonização:

  • Com a maioria das sopas vegetarianas, como as cremosas.
  • Com qualquer ingrediente que reproduza aromas de ervas/vegetais, como uma salada, grelhados com ervas/servido com molho à base de ervas, como pesto, guacamole e salsa verde.
  • Com pratos servidos com molho vinagrete, como peixe/saladas.
compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − 6 =

0
    0
    Your Cart
    Your cart is emptyReturn to Shop
    ×