fbpx
vinho vinhoclic frances bordeaux blog 750

Vinhos de Bordeaux

 Considerado um dos maiores produtores mundiais, sua fama tornou-se ao longo dos anos referência para novos produtores e regiões mundo afora.

No sudoeste da França, cercada por uma beleza incrível encontramos Bordeaux. Uma cidade marcada no coração francês com seus vinhedos eternizados e exuberantes, que produzem vinhos fascinantes e famosos em todo o mundo.  Com 120.400 hectares de videiras, a região é uma potência produtiva, não apenas fornecendo ao mundo marcas renomadas, como também vinhos mais simples de consumo comum.

Bordeaux tem um clima litorâneo estável, o que também representa seu maior desafio. As condições meteorológicas variam bastante no mês de junho e podem, por vezes, prejudicar a floração, de modo que diversas variedades de uvas que florescem ao longo desse período representam uma espécie de seguro contra o clima. O mesmo ocorre com a maturação.

Entre as mais conhecidas e ícônicas da região estão a Cabernet Sauvignon, uma uva que por lá ganha estrutura, caráter e sabor aos vinhos. Outra marcante é a Merlot, que representa suavidade, por isso os cortes com essas uvas costumam dar certo: uma dá equilíbrio a outra.  A Cabernet Franc acrescenta aroma aos vinhos, enquanto a Petit Verdot, plantada em pequenas proporções, traz notas destacadas de aroma e sabor.

Os solos de Bordeaux tem seixos de margem (fragmentos de rochas e minerais), e se adaptam melhor à uva Cabernet Sauvignon, produzindo vinhos elegantes e refinados; porém, conforme a quantidade de seixos vai diminuindo na direção do norte do Médoc, a Merlot ganha mais espaço de plantio para amadurecer em solos argilosos e de clima mais frio.  Na margem direita, a argila e o calcário são ideais para essa uva. Bordeaux sofre com as safras; por este motivo, quando uma safra é muito boa, ela fica marcada no calendário – pois o clima em determinado ano pode ter efeitos dramáticos sobre o estilo e a qualidade do vinho.

Bordeaux é dividido por Médox, Pomerol, Graves, Saint-Émilion e Bordeaux. Há quem tenha suas preferências, mas todas as regiões contam com a sua excelência particular.

 

compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × quatro =

0
    0
    Your Cart
    Your cart is emptyReturn to Shop
    ×